Background Shape

Dia 3 - Combate às emergências climáticas e literatura de impacto

Icon
Dia 23/ABR
DIA 23
Bloco 1
10:15-12:30

Mesa 1: Mora na Filosofia: o samba é um livro aberto No dia em que celebramos São Jorge, o santo guerreiro e símbolo de fé e resistência, o tema vai dar samba: expressão máxima da poesia, da criatividade e da identidade carioca e brasileira. Esta mesa de debate propõe um diálogo profundo sobre o samba como forma de filosofia, literatura, poesia e manifestação cultural, apresentando o Processo Formativo da Flup 25: Mora na Filosofia, que vai resultar na publicação de um livro inspirado nos mais belos poemas do samba. Vanessa Pereira, poeta, sambista e produtora cultural, uma agitadora da cena das rodas de samba e curadora do Mora na Filosofia, conversa sobre samba não apenas como música, mas como pensamento crítico, narrativa literária e instrumento de transformação social, com Danielle Salles, pedagoga, jornalista, portelense, sobrinha neta de Candeia, apaixonada pela cultura popula. A mediação é do jornalista e pesquisador do samba, além de escritor e roteirista, Evandro Nascimento. Mesa 2 Bota fé na leitura! - abrindo caminhos para a publicação Mesmo com a diversidade de possibilidades de publicação disponíveis atualmente, o acesso ainda é restrito a determinadas narrativas, especialmente as de autores e autoras negros. Nesta mesa de debate, Verônica Bonfim e Estevão Ribeiro compartilharão suas trajetórias e os desafios enfrentados para romper barreiras e colocar suas histórias em diálogo com leitoras e leitores. Através de suas experiências, visitaremos os caminhos que eles abriram com determinação, e criatividade, para produzir uma narrativa de representação negra para a infância. Uma conversa para refletir sobre os desafios e conquistas na construção de um mercado editorial mais inclusivo, que valorize histórias que fortaleçam a identidade e a imaginação das novas gerações.

Flup – Festa Literária das Periferias - é uma festa literária internacional que nasceu em 2012, no Rio de Janeiro, voltada para fomentar a cultura literária e diversos tipos de atividade relacionadas aos livros e à leitura. Ao longo do tempo, passou a movimentar, cada vez mais, atividades artísticas, em geral, em favelas e periferias brasileiras, além de promover intercâmbios regionais e internacionais entre autores e artistas com características indentitárias diversas. Acontece há mais de dez anos, principalmente, nesses territórios tradicionalmente excluídos da cena literária e cultural das grandes cidades.ve

Palestrante de sustentabilidade, ESG, empreendedorismo e liderança feminina, Andréa Carvalho, é uma daquelas mulheres fortes e determinadas que resistem às intempéries da vida, de cabeça erguida e espírito forte. Não por acaso, o sobrenome Carvalho exprime perfeitamente esse símbolo de fortaleza. Na Papel Semente, empresa fundada por ela há 14 anos, tem a oportunidade de transformar a vida das pessoas através do seu trabalho. E, da reciclagem das aparas do papel e inserção de sementes germináveis, eis que surge uma nova função para o papel. É dessa alquimia de processos que Andrea tem aprendido a ressignificar sentimentos, mantendo-se receptiva a novos aprendizados. Para ela, o mais importante é seguir feliz nessa caminhada, tornando a vida cada vez mais leve e divertida. Além de tudo isso, apoiar outras mulheres para que possam seguir firmes nesse caminho de amor e autocuidado tem sido a sua missão. O contato com a natureza e a contínua troca de experiência com as pessoas é uma forma de potencializar ainda mais todos esses sentimentos.

Dulcinea Lopes da Silva possui 20 anos de experiência em operações e segurança aeroportuária, com 8 anos dedicados à resposta a emergências. Possui especialização em gestão de Seção Contra Incêndio e na elaboração de planos e programas de segurança operacional. Ao se envolver com o combate a incêndios florestais, ampliou sua expertise, especializando-se como Bombeira Florestal e aplicando seus conhecimentos na organização e formação de brigadas e brigadistas florestais. Desde 2020, já participou da estruturação de cinco brigadas, incluindo a Brigada Popular Cachorro-do-Mato (Campinas/SP). Atualmente, integra o Coletivo Construtores de Brigadas, atuando na capacitação de brigadistas florestais e prestando consultoria voluntária para a organização de mais cinco brigadas no estado de São Paulo. João Godoi: Especialista em Emergências pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, João Godoi acumula diversas credenciais: é instrutor para capacitação em suporte básico e avançado de vida para profissionais de emergência; instrutor do Sistema Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Operação Corta Fogo da Fundação Florestal do Governo do Estado de São Paulo; consultor técnico e instrutor da Fire & Rescue Group; membro do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndios CB-24 da ABNT; membro convidado do Ministério da Saúde na revisão e elaboração dos protocolos Básico e Avançado de atendimento SAMU 192 Brasil; voluntário na ONG Força Tarefa Brasileira em diversas missões humanitárias, incluindo resgate aéreo em locais de difícil acesso; e Coordenador do Grupo de Combatentes Florestais – Guardiões Florestais, entre outras atividades.

Carlos Nobre é considerado um dos maiores climatologistas do planeta, eleito em 2024 integrante do grupo Planetary Guardians, que reúne pesquisadores e atividades em prol de estudos sobre emergências climáticas e proteção de comunidades vulneráveis. Internacionalmente reconhecido pelo seu trabalho acadêmico sobre clima e aquecimento global, desenvolveu carreira no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, onde aposentou-se em 2012. Desde então, atua como cientista sênior no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – USP. Fez parte da equipe internacional de cientistas que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007 pelos importantes alertas sobre o perigo do clima extremo.

Mauricio Machado é criador do portal “São Paulo São e diretor do Festival MegaCities ShortDocs no Brasil, festival de documentários criado em Paris em 2015 e trazido ao País em parceria com a ONG Métropole du Grand Paris. Foi diretor de programas da TV Cultura e diretor de Comunicação da TV Record. Ainda, como diretor de negócios e comunicação da ABA, foi gestor da campanha “O Melhor do Brasil é o Brasileiro”. Também atuou como diretor de comunicação corporativa do Grupo Young & Rubicam. Em 2025, durante o World Creativity Day RJ, o Festival MegaCities ShortDocs celebrará 10 anos de existência, com a exibição dos melhores filmes da década do festival.

Cláudia Kubrusly: Advogada de formação, mas com o empreendedorismo na veia e no coração. Desde 2013, mergulhada na aventura de empreender com propósito e impacto socioambiental positivo. Na Voo, publicamos histórias e ideias que nos impactaram, a fim de que nossos leitores sintam-se também inspirados e habilitados a fazer a diferença no mundo, seja por meio de empresas, de projetos sociais ou de sua própria transformação pessoal. Cada livro vendido gera uma contrapartida social. Fernanda Paraguassu: Jornalista | Escritora | Pesquisadora na área de migração | Professora substituta na ECO-UFRJ | Fundadora e Editora da MiRe plataforma sobre migração e refúgio na infância e adolescência. Autora dos livros infantis "A menina que abraça o vento" e "Possibilidades".

Cláudia Kubrusly: Advogada de formação, mas com o empreendedorismo na veia e no coração. Desde 2013, mergulhada na aventura de empreender com propósito e impacto socioambiental positivo. Na Voo, publicamos histórias e ideias que nos impactaram, a fim de que nossos leitores sintam-se também inspirados e habilitados a fazer a diferença no mundo, seja por meio de empresas, de projetos sociais ou de sua própria transformação pessoal. Cada livro vendido gera uma contrapartida social. Fernanda Paraguassu: Jornalista | Escritora | Pesquisadora na área de migração | Professora substituta na ECO-UFRJ | Fundadora e Editora da MiRe plataforma sobre migração e refúgio na infância e adolescência. Autora dos livros infantis "A menina que abraça o vento" e "Possibilidades".

Jehane Saade é fundadora do Coletivo One Real, uma iniciativa que une tecnologia, arte e inovação que visa transformar a economia criativa e fortalecer os direitos autorais no Brasil e no mundo. Com uma visão disruptiva, Jehane lidera a construção da Plataforma Fintech e hub agregador com soluções de impacto, um projeto que busca criar um ecossistema sustentável para a gestão de obras e projetos culturais, garantindo maior autonomia e valorização para artistas e criadores. Atualmente, a marca *One Real* já promove podcasts, saraus e apresentações artísticas, sempre com um forte compromisso com políticas de inclusão para artistas independentes e marginalizados. Além disso, a *OneReal.TV* e o perfil *@OneRealOficial* nas redes sociais ampliam esse impacto por meio de conteúdos narrativos, como o *One Cast* e a *One TV*, que exploram a evolução da estética e da cultura brasileira desde os anos 1930.

Paulo Protásio é um dos maiores defensores da sustentabilidade no Brasil e no mundo, tendo marcado sua presença na criação de políticas ambientais e econômicas inovadoras. Com uma carreira de sucesso, ele segue moldando o futuro da sustentabilidade global e deixando um legado que ecoará nas próximas gerações.

Te esperamos lá!

Cta Image 02