speakers

É possível produzir protegendo a floresta? A prática da agrofloresta e os estudos sobre o tema indicam que sim: entre os benefícios que esse sistema produtivo traz, estão a melhoria do solo, o sequestro de carbono e a recuperação de áreas degradadas, melhorando, ainda, a vida de comunidades locais. A regra é clara, como enfatiza Carlos Nobre, um dos maiores especialistas do mundo em emergência climática: “Temos que zerar desmatamentos de todos os biomas brasileiros até 2030".
Sistemas agroflorestais e pecuária regenerativa são soluções que colocam a natureza como aliada no enfrentamento da crise climática. Segundo o mais recente Censo Agropecuário do IBGE, no Brasil, cerca de 13,9 milhões de hectares são ocupados com SAFs (sistemas agroflorestais), mas esse número pode estar subestimado. Um estudo da The Nature Conservancy apontou que essas soluções climáticas naturais, como são conhecidas, podem contribuir com um terço das reduções de emissões de carbono que precisamos até 2023, a fim de evitar o colapso evocado pelas mudanças climáticas.
Carlos Nobre estará conosco no WCD para nos contar o que a ciência tem nos apontado sobre as emergências climáticas, nossa capacidade de reversão desse cenário, o potencial das soluções climáticas naturais e seus efeitos medidos até aqui nos grandes ecossistemas brasileiro, em especial a Amazônia.

Evento Agenda
Talk “Emergência climática e agroflorestas: uma alternativa aos modelos tradicionais de produção”

DIA 23
